Nada fácil para quem vivia num clima entre 23°C e 38°C passar a conviver com temperaturas de 7°C a 12°C, da noite para o dia. Eu sempre gostei do frio, acho um clima mais agradável (tenho pressão baixa, e o calor excessivo me faz passar muito mal), as roupas de inverno são mais bonitas, não curto a ideia de ficar fedendo por causa do suor e principalmente porque acho mais fácil a gente se aquecer que se resfriar.
A maior dificuldade para quem vem de regiões mais quentes para climas mais frios, sem dinheiro para investir em vestimentas adequadas, é exatamente esta. Você chega totalmente desprovida dos recursos necessários para enfrentar o frio. O que acaba deixando tudo mais complicado e difícil. Eu não tenho luvas, nem meias longas (só as soquetes, e eu pensei serem suficientes), botas, polaina, cobertores, gorros... pois é, a gente só sente falta quando precisa! Não pensem que estou reclamando ou me queixando de algo, longe disso... adoro o frio e eu escolhi viver aqui. Só gostaria de compartilhar com as pessoas que pensam em vir pra cá, ou mudar de regiões quentes para regiões frias que se atentem para este detalhe, que faz toda a diferença.
As pessoas que não precisam se preocupar com o frio, não fazem ideia do que é preciso para aquecer-se com eficiência, sério! A gente acha que sabe, imagina uma situação, mas só vai se dar conta de que aqueles casacos comprados na tua terra não consegue aquecer o suficiente quando bate aquele vento, por exemplo. Ou que só o cobertor as vezes não é suficiente (alguém tem que ideia de dormir sobre o lençol gelado é horrível!) necessitando daquela coberta de pelinho, cujo a denominação desconheço. Enfim, para os pés-vermelhos de plantão que pensam em vir para Curitiba fazer a vida, entre os meses de março a novembro, segue a dica: não sejam pão-duros, invista em casacos, jaquetas, cachecóis, vocês não se arrependerão!
Ah, para os que não compreendem a expressão pé vermelho e coxa branca: pé-vermelho é como o londrinense é conhecido, por conta da cor da terra da região, a famosa terra roxa. Resultado das erupções vulcânicas de sei que lá que época, as terras do norte do Paraná são mais escuras, chegando a manchar roupas, calçados e claro os pés! Já os curitibanos são conhecidos como os coxas brancas... que deixarei a explicação para uma outra oportunidade!
até
Nenhum comentário:
Postar um comentário