Copa do mundo me fez pensar sobre algumas coisas. A primeira delas foi: porque cargas d'água que todo mundo fica tão diferente em jogos da copa do mundo?
Fomos dispensados de trabalhar durante o jogo da seleção, aliás, dispensa do resto do dia, devido ao horário do jogo (que acabava às 17:30 h). Enfim, as pessoas andavam muito alegres, com pressa pra chegar não sei onde, pra fazer não sei o que, pra lá e pra cá. O trânsito estava pior que no horário de pico, e mesmo assim, não tirou a alegria dos rostos das pessoas. até brincavam com a buzinha, fazendo aquela sequencia tan..tan..tan..tan..tan..... TAN TAN! (será que deu pra entender?!). As cores da bandeira pintadas no rosto, estampadas nas roupas e a própria bandeira cobrindo seus ombros, demonstrando um patriotismo distorcido... por que as pessoas não são assim sempre?!
Não sou patriota, nem tampouco defendo algum partido político, mas acredito na força do coletivo! E tenho certeza que se houvesse essa mesma união, que é tão evidente nesse período, para reinvidicações dos nosso direitos, e exigir que se cumpra as obrigações etc. a população conseguiria garantir o que não precisaria ser reinvidicado, pois já lhe é garantido por lei.
Outra coisa, hoje o trânsito estava tão insuportável quanto nos horários de pico, mas as pessoas estavam tão mais tolerantes umas com as outras que nem parecia aquele trânsito de sempre. E por que? Pra torcer pela seleção? Pra ter orgulho de ser brasileiro pelo menos uma vez a cada quatro anos? E votar com mais responsabilidade? É meus caros, é ano de eleição também, e aposto que vocês não se lembravam disso!
Não questiono o torcer pelo time, acho sensacional isso! É gostoso ter pra quem torcer, vibrar com o time as vitórias, amargurar as derrotas, falar mal do árbitro sem entender bem o que tá acontecendo e principalmente, ter orgulho de ser representada por um time respeitado no mundo!
O que eu não compreendo é por que as pessoas não são torcedoras sempre?! Torcer pelo colega de trabalho, pela felicidade do outro, vibrar com as vitórias econômicas e políticas do país, amargurar as derrotas mas estar torcendo pra que o jogo vire. Por que é tão difícil ficar feliz pela felicidade do outro? O mundo tem defendido uma ideia individualista e consumista desenfreada que perdeu-se o que é realmente importante: as pessoas!
Pensem nisso, sejam torcedoras sempre! E se possível, participem do jogo também (entendam que me refiro a jogo como forma de expressar os acontecimentos do mundo, do país, e não como o nome propriamente dito).
Tentarei voltar a postar com mais peridiocidade, prometo!
Até mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário