Mulheres, cuidado! Perigo ao andar pelas calçadas curitibanas!
Em conversa com o segurança do prédio onde trabalho, verifiquei que é muito comum as mulheres cairem enquanto andam pelas calçadas de Curitiba. O petti-pavet (nem sei se é assim que se escreve) tá velho, e há muitos buracos pelas calçadas. E se não é esse tipo de piso, temos o paralelepípedo, que também gera uma certa tensão ao se caminha sobre ele.
Difícil para as mulheres, difícil para os deficientes visuais, físicos, difícil para idosos... Não compreendo por que a insistência de se utilizar tal tipo de vestimento para calçadas, lugar onde deve-se preservar um direito simples e básico do cidadão brasileiro, o de ir e vir (sem cair!).
Eu já tive o privilégio de experimentar o gosto do chão curitibano, sim... fui ao chão em minhas primeiras vindas para esta terra. Fiquei pensando se eu que precisava me adaptar ao tipo de chão daqui, mas vendo que há diversas pessoas que caem também, penso que o problema é realmente o piso!
Não sei por que não trocaram ainda, uma cidade famosa por seus projetos de sustentabilidade e tals, podia se preocupar um pouquinho com a acessibilidade também!
Custa caro, requer grandes investimentos, mas permitiria as pessoas de ir e vir de qualquer lugar sem que se preocupassem com uma habilidade que ela desenvolveu na infância, o andar!
Ah, e por que chamei a atenção das mulheres no começo deste post? Bem, a grande maioria que despenca são mulheres. Não por elas serem mais desequilibradas (rs), mas por causa de seus saltos altos, e que na verdade nem são tão altos assim. Quanto a mim, cai de tênis mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário