Nos meus poucos anos de vida profissional pude perceber que há uma grande psicologização da pedagogia. Aliás, em muitos casos, há grande dificuldade de entender qual é o papel da pedagogia no mundo!
Imagino que as pessoas pensem "mas pedagogia é pra trabalhar com criança", NÃO! Não é só para trabalhar com criança. Sei do significado da palavra pedagogia, mas você restringir uma ciência apenas em seu valor semântico, você tira milhares de anos de estudos, pesquisas etc e tal da área em questão. A pedagogia estuda a EDUCAÇÃO, em todos os seus âmbitos, modalidades, ambientes etc. A pedagogia não é só psicologia, é antropologia, sociologia, filosofia... é tudo isso junto e misturado.
Há uma crescente e vertiginosa demanda por pedagogos, mas por bons pedagogos no Brasil. Então profissionais da educação, levantem-se e tomem os espaços que lhes é de direito, e façam valer o diploma por vezes tão cobiçado, mas que agora tem sido depreciado por nossa própria negligência. Chamem para ti a responsabilidade da educação de teu país, estudem muito, não só as teorias de aprendizagem, e sim TUDO que se refere a área.
Trabalhamos com crianças sim, e também com adultos, empresas, universidades e qualquer lugar em que a educação esteja ocorrendo!
Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos!
2 comentários:
"Pedagogia e pedagogos para que?" (LIBÂNEO). Dar aulas para crianças é apenas uma das atribuições do Pedagogo. Penso que: as maiores demanda do profissional em Pedagogia - Ciência da Educação e do Ensino, esteja fora dos muros escolares. Ou seja, não pode se ater aos muros das instituições de ensino. Mas, como a própria LDBEN indica, o pedagogo deve se fazer presente em todos os campos educacionais e de ensino, seja formal ou informal. Porém, como disseste em seu texto, os profissionais de tal ciência estão acomodados nas salas de aulas, esquecendo assim, de sua verdadeira responsabilidade, atribuições...
Um forre abraço!
Ótimo livro, li logo após ter me formado e me ajudou muito!
Obrigada pela contribuição.
Abraços
Postar um comentário