Vira e mexe, as pessoas me chamam de professora, sem ao menos eu lecionar. Isso é o que ocorre quando digo que sou pedagoga.
De fato, todo pedagogo é por sua natureza um professor, mas é importante ressaltar que professor não é pedagogo. O papel do pedagogo é maior, abrange a educação em todas as suas modalidades, e o profissional da área tem negligenciado isso. Não raro é ver que os profissionais da educação, simplesmente não sabendo dessa premissa fundamental. Em outros casos, vi profissionais de outras áreas assumindo o papel pedagogo, já que este não tem atendido às necessidades da área.
Veja o caso de psicólogos, administradores, filósofos e jornalistas, que escrevem e pesquisam sobre a educação, e oferecem à comunidade resultados que auxiliam no desenvolvimento de ferramentas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Certa vez, ouvi as seguintes perguntas: qual o papel do pedagogo dentro de uma empresa? É para reproduzir o capitalismo? Estas questões foram feitas por uma estudante de pedagogia.
Os termos educação a distância, currículo, avaliação, aprendizagem são familiares? Pois bem, são comumente utilizados no campo da educação, e igualmente usados em pesquisas em Treinamento e desenvolvimento e psicologia organizacional. Ora, se isto não responde a primeira pergunta, então não exerço a função de pedagoga.
Já para a segunda pergunta, fiquei a pensar, respondi com dificuldade, mas conclui que sim, e mais do que reproduzir o capitalismo é aumentar a produtividade, o desempenho laboral e gerar lucro para as empresas, já que são elas que estão investindo em suas competências (este termo dá uma tese de doutrado). Isso ocorre porque as empresas ncessitam de pessoas competentes, e estas estão escassas no mercado de trabalho brasileiro. Logo, as organizações pegaram para si a responsabilidade de formá-las, educá-las prepará-las para execerem com excelência suas atividades laborais. Por outro lado, as pessoas ganham em conhecimento, capacitação, formação e desenvolvimento profissional, já que o conhecimento não pode ser retirado!
Nosso papel nas organizações não param por aqui, mas há muito o que fazer.
até
Nenhum comentário:
Postar um comentário